O Cadastro Nacional de Florestas Públicas - CNFP, instituído pela Lei n° 11.284/2006 e elaborado pelo Serviço Florestal Brasileiro, é um instrumento de planejamento da gestão florestal que reúne dados georreferenciados sobre as florestas públicas brasileiras. É formado pelos Cadastros de Florestas Públicas Federais, dos estados, Distrito Federal e dos municípios, podendo ser:
Florestas Públicas do Tipo A (FPA) - são aquelas que apresentam destinação e dominialidade específica, tais como as Unidades de Conservação da Natureza, as Terras Indígenas, os Assentamentos Rurais Públicos, as áreas militares e outras formas de destinação previstas em lei. São destinadas à proteção e conservação do meio ambiente e uso de comunidades tradicionais.
Florestas Públicas do Tipo B (FPB) - localizam-se em áreas arrecadas pelo Poder Público, mas sem ainda terem sido destinadas
Florestas Públicas do Tipo C (FPC) - localizam-se em áreas de dominialidade indefinida, comumente chamadas de terras devolutas.
O CNFP consiste em uma consolidação de informações geográficas oriundas dos órgãos oficiais gestores de terras, não cabendo ao SFB a produção de dados relacionados à destinação fundiária.